03 janeiro 2010

Ano Novo, Novas Esperanças Novas Expectativas

Quando eu era menina, à meia-noite de 31 de Dezembro, em meio a explosões de fogos de artifício, ouviam-se os tiros de revólver que os homens disparavam com a intenção de matar o ano velho.

Essa prática nefesta que causava vítimas de balas perdidas, no entanto, refletia, como nenhuma outra, o impacto que a chegada do próximo ano provoca no espírito humano: destruir o velho para saudar a chegada do novo.

Toda vez que o fim de dezembro se aproxima, sou invadida pela certeza de que minha vida será ainda melhor. Sei que se trata de um pensamento mágico, mas me aproprio dele para experimentar a sensação de felicidade que a esperança traz.

Então, faço planos para estudar mais, deidicar mais tempo para a família e os amigos, escrever meu tão sonhado livro, criar bons textos ser boa no que faço, na minha carreira, perder peso(ahahah), ler livros que me transformarão, visitar a Europa, os Museus fascinantes, além de claro me tornar menos neurótica, reconciliando com os meus conflitos, quem não tem?

Tenho consciência de que o conjunto de afazeres necessários para atingir esses objetivos é vasto, mas não me acovardo diante deles. Em minha imaginação, coseguirei cumpri-los; na pior das hipóteses, uma ou outra demanda ficará para trás, incompleta.

Drauzio Varella, fomenta num texto recem escrito no jornal Folha de São Paulo, a maneira como submete as suas realizações e fracassos ocorridos a um balanço geral cujo formato ele aprendeu com uma amiga que já se casou quatro vezes:

Dizia ela que, em caso de dúvida sobre continuar casada ou separar-se, dividia uma folha de papel em duas partes. Numa delas colocava as vatagens do relacionamento e as qualidades do marido; na outra, as desvantagens e os defeitos, rs. Durante meses, anotava na coluna correspondente tudo que lhe ocorria a respeito do outro: dos traços da personalidade ao gosto musical, do grau de honestidade à bagunça com as roupas, das atitudes generosas às manifestações de egoísmo.

No fim, quando se achava preparada para tomar a decisão, fazia a soma aritimética de cada coluna. ( O meu deus, meu pai já dizia, não conseguimos fugir da matemática). Se o número de qualidades e vantagens fosse maior, continuava casada; caso contrário, tudo acabado.

Ela não atribuia pesos distintos aos itens relacionados em cada lista, a grandeza do caráter valia tanto quanto o desleixo com o tubo de pasta de dente, a infidelidade conjugal tanto quanto o bom gosto com as gravatas ou as boas maneiras à mesa. Adotava o método aritimético porque, se fizesse de outra maneira, ficaria paralisada, sem condições de deicidir a respeito da importãncia relativa de cada qualidade ou defeito no cômputo geral.

Sem, o rigor sistemático das listagens dessa amiga, assim como o metódico estilo de Drauzio alinhando em lados opostos o que deu certo e o que deu errado, procuro apenas, deixar anotado, registrado em minha memória os acontecimentos que me deixaram mais feliz, minhas frustações, meu erros e ainda, no mapa da fortuna que para mim é mais um marco para a busca de ideiais, centralizo tudo aquilo que desejo alcançar, desde coisas materiais até o equilibio espiritual.

Claro que qualquer plano tem seus incovenientes, onde alguns planos utópicos acabam que ficando para trás, até porque, o tempo impõe limites às tarefas que um Homem cosengue realizar nas 24 horas de cada dia.

Mesmo assim, acredito que 2010 será um ano em que me trará momentos de felicidade ao lado das pessoas que amo, meus filhos estarão seguros e com saude, vou dedicar mais tempo lendo textos que muito me acrescentam para ser uma boa psicóloga, e escutarei, ou aprenderei a escutar mais as pessoas, dando a atenção que elas merecem e procuram.

As vezes todos nossos ideiais de busca constante pela perfeição cansa, chegamos até a invejar o equilibrio psicológico daqueles que levam vidas mais contemplativas, em lugares remotos, como o caboclo que foi visto sentado ao longe num tronco à beira do Rio Negro, às 6Hs. Ao encotrá-lo na mesma posição duas horas mais tarde, alguém pergunta o que faz ali:

“ Estou sentado”. Respondeu.

Que a tranquilidade, a esperança e a paz tomem conta da tua Alma neste novo ano para que com elas e com a ajuda de Deus você possa emfrentar seus desafios e realizar seus mais belos sonhos e ideias. Feliz Ano Novo.

0 comentários:

Postar um comentário

Template by:

Free Blog Templates