19 junho 2009

Final de Semestre…. gostinho de quero mais….! Férias….sim….volta as aulas logo....

 

Quem sou eu? Quais as minhas necessidades? Porque tenho conflitos? Em, que sou diferente dos outros animais? Como aprendo? Por que tantas vezes, sinto-me inadequado em meu trabalho?, entre amigos, na sociedade? Como me relaciono com o ambiente físico e social? Estas são, decerto, algumas perguntas que todo ser humano se faz, desde que têm consciência de si… eu inclusive busco na psicologia todas essas respostas e outras mais…. A crise generalizou pelas outras fases da vida e toma conta de todos nós que vivemos numa cultura confusa, sem valores definidos e em busca da própria identidade.

Preso, hoje, da angústia que caracteriza a sua vida-num mundo louco, caótico e competitivo, que valoriza sobremodo o sucesso, a juventude, a beleza estereotipada, o dinheiro – o Homem, mais do que nunca, se encontra dividido, cheio de dúvidas e questionamentos, necessitando pois de ajuda.

Sem tempo para parar e pensar, sem poder aproximar-se da natureza, tantas vezes sem amigos com quem desabafar, sentindo-se só vazio e ALIENADO, cada vez mais o ser humano se torna vítima de doenças psicossomáticas, isto é, distúrbios emocionais, que se refletem fisicamente no organismo, como é o caso da maioria das úlceras….

E finalmente, a Psicologia é uma ciência que tenta buscar recursos neste sentido. Procura compreender o Homem, seu comportamento, para facilitar a convivência consigo próprio e com o outro. Pretende fornecer-lhe subsidios para que ele saiba ficar consigo mesmo e com as experiências da vida.

Lindo não? Todos devem concordar comigo que a Psicologia é, pois a ciência do comportamento, no seu sentido mais amplo. Não apenas como reações externas, mas também como atividades de consciência e mesmo do inconsciente, num plano indiretamente observável. A  Psicologia muito além do estudo da alma e desde Descartes(1596-1650), John Locke (empirista), passou a ser considerada ciência, pelo simples fato de os cientistas dedicarem-se experimentalmente. Mas sem empobrece-la, podemos concluir então que  devemos analisar o ser Humano e observa-lo dentro de sua história pessoal e cultura particular para um real processo de identificação sem sua massificação propondo padrões uniformes para todos, pois somos únicos,  e isso deve ser seriamente pensado  por quem como eu se dedica a verdadeira Psicologia.

Caros amigos, caros colegas de sala…. as férias chegaram rapidamente para alguns e para outros nem tanto, mas além do descanso devemos nos focar-nos(como diz o geovane da novela, ahaha) a leitura assidua de bibliografias sobre os mais diversos temas, e que muito nos marcaram neste semestre deixando um gostinho de quero mais…quero saber mais.

Espero vcs no próximo semestre para continuarmos a riscar a faca em discussões enriquecedoras, afinal a dialética é a mola propulsora da evolução.

bjs a todos.

0 comentários:

Postar um comentário

Template by:

Free Blog Templates